A versão Business do Whatsapp foi liberada no Brasil neste mês com novidades que auxiliam a gestão dos contatos com os clientes e melhoram a experiência de uso comercial. Entre as novidades, o perfil da sua empresa agora pode trazer dados como horário de atendimento, dar respostas automáticas e categorizar as mensagens recebidas.
O app, que é gratuito, está disponível apenas para dispositivos Android, porém há planos de expandir também para iOS. Já foi anunciado que em futuras versões poderão haver recursos pagos.
Com o segundo maior mercado do aplicativo de bate-papo, no Brasil quatro a cada cinco pequenas empresas no Brasil usam o Whatsapp como ferramenta de trabalho, segundo pesquisa realizada a pedido do Facebook, que também é dono do app. "As empresas já usam o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes", afirmou ao G1 o gerente de produtos do WhatsApp Business, Metu Singh.
Principais novidades
- Conta comercial
Poder ter uma conta específica para a sua empresa vai conferir uma imagem mais profissional ao contato estabelecido pela ferramenta, além de poder tornar a comunicação mais formal. “O que você quer saber de uma empresa é muito diferente do que quer saber de um amigo”, resumiu Metu Singh ao G1.
Com o Whatsapp Business, a sua empresa será listada como uma conta comercial e, no futuro, algumas empresas terão contas confirmadas, tendo o número verificado, eliminando dúvidas do usuário se realmente o número divulgado é da empresa. Ainda não foram divulgados os critérios para verificação das contas.
Importante: não é necessário possuir CNPJ para criar a conta ou pagar qualquer tipo de taxa para ativar o serviço!
- Telefone fixo
Com a versão para negócios do Whatsapp, a sua empresa poderá cadastrar a sua conta comercial com o telefone fixo. Assim, não será mais necessário trabalhar a comunicação de sua empresa com um número fixo para contato por telefone e um celular para o whatsapp. A divulgação do número poderá ser feita de forma integrada e com muito mais impacto.
Ainda é necessário ter um celular para o cadastro da conta comercial através de um telefone fixo, como forma de validação dos dados cadastrados.
- Perfil empresarial
Agora o seu perfil já vai possuir todas as informações úteis para o seu cliente. Divulgue o seu horário de atendimento, endereço, e-mail, ramo de atuação, site, telefone para contato e informe o que é a sua empresa para o seu público.
- Ferramentas de Mensagens
Com novas ferramentas, a comunicação com os seus clientes pode se tornar mais rápida, fácil e assertiva.
* Respostas rápidas
Salve mensagens que você utiliza com frequência e responda as perguntas e demandas mais comuns sem demora.
* Mensagens automáticas (saudação e ausência)
Agora é possível criar uma mensagem de saudação para apresentar a sua empresa aos clientes que entrarem em contato. Além disso, a criação de uma mensagem de ausência poderá informar aos seus clientes quando não for possível responde-los, seja uma indisponibilidade temporária ou de atendimento.
*Etiquetas
Outra novidade é categorizar as mensagens com etiquetas como “novo cliente“, “pagamento pendente”. Elas podem ter o texto que se adeque ao seu negócio e vão facilitar a organização do atendimento ao cliente.
- Estatísticas
A sua empresa terá acesso a dados importantes, como número de mensagens enviadas com sucesso, quantas mensagens foram entregues e lidas, por exemplo. Dessa forma, é possível analisar o que está funcionando para a sua empresa.
- Whatsapp Web
Assim como o app que já utilizamos no nosso dia a dia, a sua empresa poderá enviar e receber mensagens com o WhatsApp Business usando seu computador.
Vamos conversar para aproveitar tudo que esta nova ferramenta pode oferecer como solução para o seu negócio? Saia na frente e faça a diferença com a gente!