Com a ajuda dos algoritmos, é possível rastrear várias informações sobre os usuários. Por exemplo, em uma loja virtual, podemos não só saber qual produto foi comprado, mas também saber qual caminho ele percorreu até chegar ali. Alguns outros dados são fornecidos, como:
- a quantidade de pessoas que entram no seu site (dividindo entre novos e recorrentes);
- por onde o visitante encontrou seu site (busca orgânica, anúncio, redes sociais, etc);
- a média de tempo que o usuário ficou em cada página;
- a quantidade de interação do usuário em um certo período de tempo;
- a quantidade de pessoas que fizeram alguma conversão (cadastro, download de ebook, - solicitação de orçamento, etc);
- as palavras-chave que fizeram o usuário encontrar seu site;
entre muitos outros.
O Web Analytics pode fornecer uma quantidade enorme de dados, por isso é importante que você saiba o que procura exatamente (exemplo: não só querer saber quantas pessoas de Salvador visitaram seu site no dia “X” mas qual o objetivo em obter essa informação).
Excel
O Microsoft Excel é uma das ferramentas mais básicas para Web Analytics. Nela você pode organizar informações, fazer cálculos e há diversos tipos de gráficos.
Google Sheets
Também é uma ferramenta de planilhas como o Excel, mas se diferencia por poder compartilhar online com outros usuários - ou seja, enquanto você trabalha no documento, outros podem acessar simultaneamente.
Tableau
É uma ferramenta que permite a análise de um grande volume de dados. Há também como fazer gráficos e tabelas. E pode integrar com programas como Hadoop (plataforma de processo de dados) e Salesforce.
Google Analytics
É uma das mais utilizadas, porque facilita o processo de análise de dados. Essa ferramenta do Google monitora todo o tráfego do site. É bem simples, mas útil.
Se estiver em dúvida para escolher a melhor ferramenta: 1. você precisa pensar no seu objetivo; 2. analisar o que cada uma oferece e 3. escolher a que disponibiliza o que você procura. O ideal é usar pelo menos duas ferramentas diferentes para você ter diferentes dados e possibilidades de análise.
Você viu como o uso de Web Analytics é importante para você e sua empresa? Com ele, você vai ter maior controle e conhecimento dos dados do seu site para melhores tomadas de decisão e performances no futuro! Trabalhamos há mais de 17 anos com estratégias personalizadas, diversos clientes e muitos resultados. Sua empresa está precisando de resultados no site? Fale com a Click Interativo.
Referências:
maiscode.com.br
rockcontent.com
metricasboss.com.br
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Opções. Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização de cookies.
Definições
Queremos ser transparentes sobre os dados que nós e os nossos parceiros coletamos e como os utilizamos, para que você possa controlar melhor os seus dados pessoais. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies.
O que são cookies?
Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.
Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.
Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.
Fale com a gente pelo Whatsapp